Rembrandt

Por

Rembrandt foi um grande pintor, expoente da arte holandesa. Ele nasceu em 15 de julho de 1606, na cidade de Leida. Sua trajetória bem sucedida o consagrou como um dos mais importantes pintores da Europa e o mais conhecido e admirado artista da Holanda.

Rembrandt Harmenszoon van Rijn viveu sua infância em Leida, onde estudou latim e se tornou aprendiz de pintor. Na juventude, foi morar em Amsterdã, onde aprendeu com o grande pintor Pieter Lastman.

Em 1624, Rembrandt já possuía seu próprio estúdio e começou a dar aulas de pintura. Com o tempo, ele passou a trabalhar como retratista e sua fama foi aumentando.

A primeira obra comercial do artista, finalizada em 1642 sob encomenda, foi a chamada "A Ronda Noturna". Entretanto, o cliente de Rembrandt rejeitou a obra. Com isso, o artista foi rotulado como o pintor que pintava só o que queria.

Em Amsterdã, Rembrandt alcançou um rápido reconhecimento. Ele passou a pintar para a monarquia e sua primeira grande obra foi "Lição de Anatomia do Dr. Tulp", que lhe rendeu muitas encomendas de retratos e pinturas sacras.

Rembrandt alcançou sucesso e riqueza por meio da arte. Ele se casou duas vezes e viveu num nobre bairro judeu de Amsterdã. Porém, em 1656, o artista começou a passar por uma crise financeira.

Com problemas nos negócios, Rembrandt foi à falência e todos os seus bens foram vendidos judicialmente. Em 1660, seu filho Titus e sua esposa Hendryckje abriram uma empresa para comercializar as obras do artista, fato que conseguiu salvá-lo da miséria.

Em 1663, Rembrandt perdeu sua segunda companheira. Nessa fase, ele pintou muitos retratos, auto-retratos e obras importantes, como o quadro "São Mateus e o Anjo", que está no Museu do Louvre, na França.

Com a morte de seu filho Titus, em 1668, o pintor enfrenta mais uma vez a solidão e a crise financeira. Rembrandt van Rijn acaba morrendo em 4 de outubro de 1669, aos 63 anos de idade. Ele terminou sua vida na solidão e na miséria.

Hoje, os quadros do artista valem milhões. Sua obra "Auto-Retrato de Barba Nascente", está exposta no Museu de Arte de São Paulo, o Masp.

Outras obras importantes do pintor foram: A Ronda Noturna, Retrato de Titus, O Sacrifício de Isaac, O Martírio de São Estevão e o O Retorno do Filho Pródigo.

Leia também! Assuntos relevantes