Relações de Trabalho no Espaço Rural

Relações de Trabalho no Espaço Rural

Por

Chamamos de espaço rural o espaço que não é urbano, ou seja, que não está inserido na cidade propriamente dita e que, portanto, apresenta formas e relações de trabalho diferenciadas.

As atividades rurais são, tradicionalmente, a Agricultura (cultivo de legumes, verduras e frutas) e a Pecuária (criação de animais para abate ou extração de leite, lã etc).

Analisando as atividades rurais tradicionais, foram estabelecidas as seguintes relações de trabalho:

Pequenos proprietários: organizam-se a partir do núcleo familiar, nível baixo de profissionalização.

Parceria: acordo onde um oferece o trabalho e o outro cede parte de sua terra, o lucro é dividido conforme acordo pré-estabelecido.

Arrendatários: produtores rurais que pagam uma espécie de aluguel para utilizar a terra.

Assalariado Permanente: trabalhadores rurais que recebem salário fixo, são amparados por todos direitos trabalhistas previstos em lei.

Assalariado temporário ou sazonal: trabalhadores ocasionais que recebem salários, somente durante um período, por exemplo, durante a colheita.

No entanto, é importante observar que outras atividades, sobretudo as ligadas ao turismo, estão alterando sensivelmente o cenário agrário nacional, vide a proliferação de hotéis fazenda, spas, clínicas de recuperação e retiros espirituais. Nesses casos, as relações de trabalho se aproximam mais das praticadas no espaço urbano.

Leia também! Assuntos relevantes