Reflexão da luz

Reflexão da luz

Por

O fenômeno da reflexão da luz é estudado na física. Esse processo está relacionado à propagação de energia, envolvendo conceitos de incidência, direção, ângulo e superfície refletora.

Para entender melhor a reflexão da luz, é preciso compreender os processos gerados pelos espelhos, que recebem a luz em forma de ondas e a reflete. A reflexão de luz pode ser especular, com aspecto espelhado; ou difusa, com perda de imagem e retenção de energia.

Os índices de refração influenciam muito as condições de reflexão da luz. No exemplo do espelho, a reflexão de luz especular acontece por propagação de onda, com reflexo. A luz se propaga e se reflete na interface de acordo com o índice de refração.

Quando a luz é refletida em materiais densos, que são aqueles que apresentam maior índice de refração, ela inverte sua polaridade. Já quando a luz se reflete em material menos denso, ou seja, com menor índice de refração, ela se reflete em fases.

Espelho Plano

O espelho plano é entendido como sendo aquele que apresenta superfície de reflexão totalmente plana. Nesse tipo de espelho, a reflexão especular dá origem às imagens, que parecem estar invertidas da esquerda para a direita.

O espelho plano tem simetria entre os pontos objeto e a imagem. Ele apresenta reflexão regular e constrói as imagens por meio do prolongamento do raio refletido através de um ponto imagem virtual (PIV), localizado atrás do espelho.

Em todos os espelhos planos, o objeto e a imagem contam com naturezas opostas. Isso significa que quando o objeto é real, a imagem é virtual, e vice-versa.


Espelho Curvo

Já a reflexão especular em espelhos com curva dá origem a uma imagem ampliada ou reduzida. Os espelhos curvos, quase sempre, apresentam superfícies esféricas e potência óptica.

Leia também! Assuntos relevantes