Redação sobre desemprego

Redação sobre desemprego

Por

O desemprego é uma grave questão social que está presente em vários países do mundo. Essa situação causa problemas à economia, ao desenvolvimento das nações e prejudica a dignidade e a sobrevivência dos cidadãos.

Em muitos casos, o desemprego é resultado direto da falta de oportunidades de educação e desenvolvimento profissional. O problema afeta principalmente as sociedades marginalizadas, como as pessoas que vivem em favelas, subúrbios e distantes dos grandes centros.

O desemprego atinge atualmente cerca de 850 milhões de pessoas no mundo. Essa realidade também é fruto dos avanços tecnológicos, da mecanização dos processos produtivos e da precarização das atividades profissionais.

No caso do Brasil, as indústrias multinacionais são as principais causadoras de demissões em massa em diversos setores. A situação é resultado de uma ideologia que prima pelo lucro a todo custo, mesmo que isso signifique demitir trabalhadores sem pensar nas consequências sociais desse ato.

Hoje, mais do que nunca, a robotização coloca em risco milhões de postos de trabalho. Estudos indicam que até o final deste século o mundo terá 12 bilhões de pessoas desempregadas. Essa realidade pode aumentar os índices de criminalidade e a fome no mundo inteiro.

Para mudar esse rumo, os governos mundiais precisam buscar alternativas para aliar tecnologia, educação e empregabilidade.

Leia também! Assuntos relevantes