Redação dissertativa sobre drogas

Redação dissertativa sobre drogas

Por

As drogas são um sério problema de saúde pública do mundo. Essas substâncias conseguem destruir a saúde física e mental dos cidadãos, tirando sua dignidade e seu senso de moral.

São chamadas de drogas todas as substâncias, naturais ou sintéticas, que podem causar dependência. Essas substâncias mudam as funções do corpo humano e prejudicam a capacidade de raciocínio e discernimento.

Atualmente, existem drogas lícitas e ilícitas. As drogas lícitas são aquelas que podem ser legalmente vendidas na sociedade, como as bebidas alcoólicas e a nicotina. Já as drogas ilícitas são as proíbidas por lei, como cocaína, maconha e crack. Independentemente da classificação, toda droga é prejucial à saúde.

As drogas podem ser estimulantes, depressoras ou perturbadoras. Elas causam dependência, alucinações e afetam o Sistema Nervoso Central.

Além de serem perigosas para o consumo humano, as drogas também movimentam um mercado negro e o crime organizado em várias regiões do planeta. Por causa das drogas e do tráfico muitas pessoas morrem todos os dias e muitas famílias são destruídas.

Em muitos casos, os dependentes de drogas vivem a chamada abstinência quando ocorre a suspensão do uso. Por isso, o tratamento contra as drogas deve ser multidisciplinar, contanto com a ajuda de psicólogos, médicos, terapeutas ocupacionais e com o depoimento e apoio de pessoas que conseguiram se livrar do vício.

É preciso que os governos mundiais enfrentem esse problema com determinação, garantindo tratamento digno a todos os dependentes que queiram deixar o mundo das drogas. Também é necessário o apoio aos familiares dos pacientes e o incentivo aos grupos de terapia, como os Alcoólicos Anônimos e os Narcóticos Anônimos.

O uso de drogas precisa ser encarado como uma doença, que necessita de tratamento urgente e intensivo para garantir e preservar a vida dos dependentes químicos.

De acordo com um relatório da ONU, infelizmente, o Brasil é o segundo maior mercado de drogas das Américas. Diante desse dado, a população precisa se unir para tentar mudar essa realidade. Afinal, as drogas são um problema de todos nós!

Leia também! Assuntos relevantes