Redação - Legado das Olimpíadas

Redação - Legado das Olimpíadas

Por

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro começam exatamente no dia 5 de agosto de 2016. Com uma super infraestrutura, o evento promete atingir mais de 4,5 bilhões de espectadores no mundo. O orçamento para a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos é de R$ 38,2 bilhões, dinheiro que deve ser investido em obras de infraestrutura para o Rio de Janeiro.

Levando em consideração que o Brasil vive uma grave crise econômica, os jogos olímpicos podem, ou não, ser um bom momento para a recuperação da economia do país. De acordo com especialistas, o evento esportivo mais importante do mundo deve deixar legados positivos para o país, especialmente para o Rio de Janeiro. Os benefícios serão de infraestrutura, revitalização e de bens imateriais.

Atualmente, o Rio de Janeiro vive um grande canteiro de obras, e muitos projetos estão avançados, com quase 70% das obras concluídas. Os legados prometidos são: melhorias no sistema de transportes, extensão do metrô até a Barra da Tijuca, obras contra enchentes, novas escolas públicas, criação de espaços esportivos modernos e revitalização da Região Portuária do Rio de Janeiro. Serão, pelo menos, 27 projetos deixados como legado de infraestrutura.

O comitê dos Jogos Olímpicos Rio 2016 diz que, se não fosse pelo evento, as obras que estão andamento poderiam demorar até 20 anos para sair do papel. Isso significa que o evento estimulou e antecipou a realização de obras importantes para o Rio.

Espera-se um excelente retorno econômico com os jogos, além de uma melhoria significativa no nível de desenvolvimento do Brasil. No que diz respeito ao legado imaterial, as principais melhorias são: investimentos massivos em segurança, melhorias na promoção à saúde e estímulo à prática esportiva.

O evento também deve promover uma melhoria da qualidade de vida da população do Rio de Janeiro por causa dos investimentos em mobilidade urbana, acessibilidade e meio ambiente. Os jogos vão deixar para o Rio as seguintes obras: Campo de Golfe, Centro Internacional de Transmissão (IBC), Laboratório de Dopagem, Complexo Esportivo de Deodoro, Estádio Aquático, Arena do Futuro, Urbanização do Engenhão e Deodoro, Obras contra enchentes, Porto Maravilha, Linha 4 do Metrô Rio, BRT Transolímpica e Transoeste, Ampliação do Elevado do Joá e o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que promete ter 28 quilômetros e 32 paradas.

O Rio de Janeiro vai sediar a 31ª edição das Olimpíadas da Era Moderna. Esta será a primeira vez que os jogos olímpicos serão disputados no Hemisfério Sul. O evento vai acontecer entre os dias 5 e 21 de agosto de 2016. Já as Paralimpíadas, acontecem entre 7 e 18 de setembro de 2016.

Leia também! Assuntos relevantes