A reciclagem é um processo de reaproveitamento do lixo, ou seja, ela consiste em evitar o desperdício de materiais que podem ser reutilizados e voltar à cadeia produtiva. O conceito da reciclagem é de extrema importância para a conservação do meio ambiente, pois está baseado na redução do consumo de matérias-primas, além de minimizar o uso e os impactos da energia elétrica, das fontes de água e gerar menos poluição.

A reciclagem é uma etapa fundamental da gestão de resíduos sólidos. Ela contribui para dar novo destino a materiais como vidro, metal, plástico, papel, tecido e lixo eletrônico. Dessa forma, evita-se que estes materiais parem na natureza.

Os materiais recicláveis são enviados pela população para os centros de reciclagem por meio da coleta seletiva. Neste processo, o lixo reciclável é separado, limpo e processado novamente, podendo ser transformado em novos materiais e produtos.

A reciclagem é essencial principalmente quando se trata de produtos complexos, como as baterias de automóveis e os computadores, por exemplo. Isso acontece porque estes produtos possuem componentes e elementos químicos que podem prejudicar a natureza e, por isso, precisam ser corretamente separados e descartados para a reciclagem.

De uma forma geral, na reciclagem ocorre a transformação do resíduo sólido em um novo produto, com novas características físicas, que o tornam novamente atrativo para a indústria e outros segmentos. Este processo está previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos do Brasil.

Menina separando lixo organico e reciclavel


Geração de renda

Além de ser positiva para o meio ambiente, a reciclagem também desempenha um papel importante na geração de renda de muitas famílias. Segundo o CEMPRE (Compromisso Empresarial para Reciclagem), o faturamento das cooperativas de catadores vem crescendo a cada ano, tendo superado a marca de 311% de expansão entre os anos de 2010 e 2014.

As famílias dos catadores e os profissionais que trabalham nas cooperativas precisam ser reconhecidos por sua incrível contribuição para a qualidade de vida da população e para a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.

Para que a reciclagem se torne uma estratégia forte no Brasil, é preciso que os municípios invistam mais na coleta seletiva, incentivando a população a separar o lixo orgânico do reciclável.

Com o reaproveitamento do lixo descartado é possível reduzir a produção de rejeitos e o impacto ambiental. Essa técnica de separação do lixo é apenas o início de sua transformação em um novo produto final.

Em suma, a reciclagem movimenta a economia, contribui para a limpeza do meio ambiente, preserva recursos naturais, evita a poluição e gera emprego e renda por meio das cooperativas.

Faça a sua parte! Recicle seu lixo! Se a sua cidade ainda não conta com um programa de coleta seletiva, converse com os políticos e sugira a adoção dessa prática sustentável.

Leia também! Assuntos relevantes