Reações envolvendo álcoois, ácidos carboxílicos, ésteres e polímeros

Reações envolvendo álcoois, ácidos carboxílicos, ésteres e polímeros

Por

Na Química Orgânica, estudamos diversos tipos de reações, inclusive aquelas que envolvem álcoois, ácidos, ésteres e polímeros. A maioria dos compostos é formada pelo elemento carbono, já que esta substância é tetravalente e pode realizar até quatro ligações distintas com átomos e outros elementos.

Os diferentes compostos agrupados desenvolvem propriedades químicas, como é o caso dos hidrocarbonetos, dos álcoois, dos ácidos carboxílicos, dos ésteres e dos polímeros. Entenda um pouco mais sobre os diferentes tipos de reações!


Reação com álcoois


Os álcoois sofrem oxidação sempre que ficam expostos a agentes oxidantes. Eles podem formar compostos instáveis, como o diol gêmino, que tem duas hidroxilas e um carbono.


Ácidos carboxílicos


Os ácidos carboxílicos têm grupo funcional carboxila (carbonila + hidroxila). O ácido carboxílico com estrutura mais simples é o ácido metanóico (HCOOH), também chamado de ácido fórmico, um líquido irritante, incolor e solúvel em água. Esse tipo de ácido fórmico é usado em processos de tingimento, como conservante de sucos de frutas e para produzir desinfetantes.

Existem vários tipos de ácidos carboxílicos. Outro exemplo é o ácido etanóico, também conhecido como ácido acético, presente no vinagre.


Ésteres


Os ésteres são compostos que apresentam radicais hidrocarbonetos. Eles são produzidos em reações químicas entre um ácido carboxílico e um álcool. Os ésteres estão presentes em essências, óleos e ceras.


Polímeros


Os polímeros se formam por meio de sucessivas reações envolvendo monômeros correspondentes e também por meio da policondensação. Basicamente, os polímeros têm composição com macromoléculas. Eles estão presentes na produção de plásticos, em isolantes térmicos, em fibras sintéticas, entre outros materiais e processos muito empregados pelo homem, principalmente nas indústrias.

Leia também! Assuntos relevantes