Raciocínio lógico-matemático

Diversas provas e concursos públicos cobram questões que envolvem a resolução de problemas lógicos, baseados em sequências de números, figuras, conjuntos, palavras, frações, entre outros elementos. Esse tipo de problema lógico cria uma correlação entre os elementos apresentados. Por isso, para resolver esse tipo de questão, é preciso entender as estruturas lógicas, como as relações arbitrárias ocorrem, além de compreender as deduções das relações e as estruturas.

Essa é uma disciplina muito importante, cobrada nos mais disputados concursos públicos do Brasil. Então, se você está se preparando para prestar uma prova desse tipo, invista algum tempo no estudo do Raciocínio lógico-matemático!


O que é o Raciocínio lógico-matemático?

O raciocínio lógico é uma disciplina que exige concentração, análise e conhecimento sobre ferramentas mentais. A resolução desse tipo de questão envolve um método especial e uma atenção maior ao enunciado.

Leia também:
O que é Lógica?

Um dos maiores nomes na área do Raciocínio lógico-matemático foi o professor Irving Copi, um importante filósofo e logicista norte-americano, que apresentou uma definição bastante interessante para essa área. Para ele, “o estudo da lógica é basicamente o estudo dos princípios mentais empregados para diferenciar o raciocínio correto do raciocínio incorreto”. Sendo assim, em um problema de raciocínio lógico, o objetivo é encontrar a resposta correta por meio da avaliação adequada e do raciocínio certo.

Cubo Mágico

Para se sair bem nesse campo de estudo, é fundamental praticar, pois um bom raciocínio lógico só é construído e aperfeiçoado com treino, em busca de um aprimoramento da capacidade de julgamento, avaliação, cálculo, atenção e sensibilidade argumentativa. Existem algumas atividades que ajudam a desenvolver o raciocínio lógico-matemático, como, por exemplo, o Sudoku, o Cubo Mágico, os Desafios de lógica e as Partidas de Xadrez. Estes jogos contribuem para tornar a capacidade de análise e a velocidade do raciocínio mais aprimoradas.

Sudoku

Os principais elementos que devem ser avaliados em um problema de raciocínio lógico-matemático são: a proposição, que é a afirmação de uma possível verdade; o argumento, que é um conjunto de proposições que tenta provar uma verdade, as premissas, que são as preposições com base nos argumentos; e a conclusão, que é a proposição final.

Para resolver qualquer problema de raciocínio lógico, recomenda-se utilizar uma Tabela de Verdade, que é uma ferramenta onde é possível agrupar e identificar todas as proposições, separando-as entre verdadeiras e falsas.

Leia também! Assuntos relevantes