Quiropraxia

Por

A quiropraxia é um tipo de terapia que promete melhorar a saúde em vários aspectos. Por se tratar de uma terapia alternativa, a quiropraxia ainda é vista com cautela pelos médicos, pois não existem comprovações de sua eficácia.

De uma forma geral, a quiropraxia promete aliviar dores e problemas de saúde por meio da manipulação da coluna vertebral. Segundo a Associação Quiroprática Britânica, a quiropraxia seria eficaz contra problemas do sono, transtornos alimentares, crises de asma, cólicas e infecções.

Contudo, a sociedade médica vem lutando contra a prática por considerá-la prejudicial à saúde e sem provas. De acordo com estudos científicos do Journal of the Royal Society of Medicine, a quiropraxia poderia ser útil contra dores nas costas, mas não é o melhor tratamento para o problema.

A quiropraxia foi criada em 1895, pelo canadense Daniel David Palmer. A teoria de Palmer dizia que 95% das doenças poderiam ser curadas pela quiropraxia, pois elas seriam causadas em sua maioria por vértebras deslocadas.

A prática da quiropraxia se expandiu no mundo inteiro. Atualmente, os profissionais que se dedicam a esta técnica são chamados de quiropratas.

Diversos médicos afirmam que a manipulação espinhal da quiropraxia pode trazer riscos para os pacientes, como uma intensificação das dores lombares e até tonturas. No caso da manipulação das vértebras do pescoço e da base do crânio, os riscos são direcionados às artérias que levam o sangue ao cérebro.

Leia também! Assuntos relevantes