Química - Como tudo começou

Química - Como tudo começou

Por

As origens da química se confundem com as da humanidade. O homem da caverna admirava o fogo consumindo os combustíveis e observava seus efeitos nos diversos materiais. O avanço significativo se deu há cerca de 4000 AC, quando o homem primitivo aqueceu pedras azuis(minério de cobre) nocarvão e obteve o metal.

Começou por assim dizer, a idade dos metais. Não tardou aparecerem outros metais dando origem também às ligas como por exemplo o bronze(estanho mais cobre) cerca de 3000 AC. O bronze por ser mais duro que o cobre propiciou ao homem obter ferramentas, armaduras e espadas mais resistentes, transformando assim a civilização.

A metalurgia glorificou a civilização Egípcia que aprendeu a usá-la para seu esplendor e glória. Acredita-se que a palavra Química se originou da palavra egípcia KHEMEIA, que por sua vez se originaria da palavra KHAM, nome do país. Também poderia a palavra Química ter se originado da palavra grega CHYMA,que significa "fundir" ou "moldar" metais.

A arte da KHEMEIA floresceu no Egito e Grécia antigos e era confundida com mistério, superstições, ocultismo e até mesmo religião. Foram os árabes que mantiveram a KHEMEIA viva até 1100 DC, que e tornou-se ALKIMIYA, de onde se originou ALQUIMIA em português.

A palavra QUÍMICA ficou definitivamente consagrada, e a ciência QUÍMICA foi definitivamente desligada da alquimia no século dezessete pelo químico irlandês Robert Boyle ao publicar em 1661 seu livro intitulado: The Sceptical Chymist(O Químico Cético).

A química moderna foi instituída finalmente por A. L. Lavoisier, nascido na França em 1743. Ele publicou seu "Tratado Elementar de Química" em 1789, que eliminou as incertezas sobre elementos, compostos, átomos e transformações químicas. A partir de então as descobertas experimentais e teóricas aceleraram-se consideravelmente.

Leia também! Assuntos relevantes