Qual significado da sigla DNA?

Qual significado da sigla DNA?

Por

A sigla DNA abrevia a nomenclatura de ácido desoxirribonucléico, composto orgânico formado por moléculas que apresentam todas as informações e instruções genéticas de um ser vivo. O DNA é responsável por coordenar todo o desenvolvimento dos seres vivos.

O DNA armazena as informações que formam as proteínas e o RNA. Todos os segmentos de DNA contêm a informação genética, ou os genes, dos seres vivos. Esse ácido é responsável por determinar as características genéticas e físicas de um ser.

Os genes formam uma sequência muito imporante. A estrutura está envolvida na regulação de toda a informação genética do corpo.

A molécula de DNA foi descoberta em 1953, pelo norte-americano James Watson e pelo britânico Francis Crick. Os dois pesquisadores foram homenageados com o Prêmio Nobel de Medicina.

O DNA é uma sequência única em cada ser humano. Apenas gêmeos univitelinos apresentam DNA semelhante. Todo ser humano tem duas formas de cada gene, uma forma que recebe do pai e outra que recebe da mãe.

A análise do DNA é uma forma confiável de saber a paternidade de uma criança, pois o exame confirma a origem genética dos seres humanos.

Leia também! Assuntos relevantes