Qual o vulcão mais volátil do mundo?

Qual o vulcão mais volátil do mundo?

Por

Em 2010, mais de 200 pessoas morreram durante uma erupção do vulcão do Monte Merapi, na Indonésia. Na época, o vulcão entrou em intensa atividade de uma maneira subida e dramática.

O Merapi é considerado o vulcão mais volátil do mundo. Ele está localizado numa zona densamente povoada na região de Java. O alto grau de erupções do vulcão condena os moradores da região ao medo.

Sempre que ocorre uma atividade vulcânica inesperada, a área fica tomada por cinzas, material vulcânico e gases tóxicos. Por isso, os moradores da região sofrem com problemas respiratórios e infecções oculares.

A erupção de 2010 foi a maior verificada no vulcão nos últimos anos. O vulcão do Monte Merapi é o mais perigoso da Indonésia e, segundo os cientistas, ele deve permanecer ativo nos próximos anos.

Vale lembrar que a Indonésia está localizada numa região de grande atividade vulcânica e tem cerca de 400 vulcões, sendo 129 vulcões ativos.

O vulcão do Monte Merapi está a três mil metros de altura e entra em erupção de quatro em quatro anos, com algumas variações. De acordo com especialistas, o vulcão deve entrar em atividade em 2013.

Para os mais corajosos, existem agências de turismo da Indonésia que levam as pessoas até a boca do vulcão por apenas 20 dólares. Obviamente, as visitas só são autorizadas quando o vulcão está adormecido.

Leia também! Assuntos relevantes