Qual a origem do ensino a distância no Brasil e no Mundo?

O ensino à distância já existe há bastante tempo, no Brasil e no Mundo. Em 1890, na Alemanha, esta modalidade de ensino já era empregada.

Em 1881, a Universidade de Chicago oferecia um curso da língua hebraica por correspondência e, no início do século XX, já existiam produções de filmes educacionais e transmissões radiofônicas.

Em 1937, a prática chegou ao Brasil, por meio do Serviço de Radiodifusão Educativa, do Ministério da Educação. A partir de 1939, o Instituto Monitor começou a oferecer o serviço de ensino à distância.

E em 1941, foi criado o mais conhecido método do Brasil: o Instituto Universal Brasileiro, que forma alunos, por correspondência, em várias profissões.

Com a chegada da televisão, em 1948, outros métodos de ensino à distância surgiram. Entre eles, a TV Educativa e o Telecurso 1º e 2º graus.

Em 1998, um decreto presidencial regulamentou o ensino à distância e passaram a surgir os primeiros cursos superiores à distância.

Mais informações sobre ensino à distância – EAD:

Educação a Distância (EAD)