Qual a atual taxa de analfabetismo no Brasil?

Qual a atual taxa de analfabetismo no Brasil?

Por

O Brasil tem atualmente cerca de 12,9 milhões de analfabetos com 15 anos de idade ou mais. Esse número coloca o país como o oitavo do mundo com a maior taxa de analfabetismo entre adultos. Os dados foram divulgados pelo 11° Relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos, da Organização das Nações Unidas.

Ainda segundo o documento da ONU, dez países respondem por 72% da população mundial de analfabetos, entre eles Brasil, Índia, China e Etiópia. A taxa de analfabetismo no Brasil entre pessoas com 15 anos ou mais é de 8,6%.

O Brasil se comprometeu a reduzir a taxa de analfabetismo para 6,7% até 2015. A meta foi estabelecida pelo Acordo de Dacar (Senegal), assinado no ano 2000, e que traz seis diretrizes para reduzir o número de analfabetos no mundo. Entre as metas, até 2015, os países envolvidos devem expandir os cuidados com a primeira infância e a educação, além de universalizar o ensino primário, promover competências de aprendizagem para jovens e adultos e alcançar a igualdade de gênero. O Brasil também se comprometeu a melhorar a qualidade da sua educação pública.

Além dos analfabetos convencionais, que nunca foram alfabetizados, o Brasil também tem 33 milhões de analfabetos funcionais, número que corresponde a 18% da população. Os analfabetos funcionais são aqueles que sabem ler e escrever, mas não têm a capacidade de interpretar um texto corretamente. Geralmente, os analfabetos funcionais têm menos de quatro anos de estudo.

Leia também! Assuntos relevantes