Quais os tipos de alergias mais comuns?

Quais os tipos de alergias mais comuns?

Por

Entre os tipos mais comuns de alergia estão as de ordem respiratória e alimentar. Não existe uma idade certa para a manifestação dos sintomas, tudo depende da época do ano e dos hábitos de cada um.

Durante o inverno é comum aumentarem os índices de rinite e asma. A rinite caracteriza-se pela inflamação das vias aéreas superiores e seus principais sintomas são espirros frequentes, coceira no nariz e na garganta, coriza e obstrução nasal. Existem medicamentos que combatem a inflamação, mas a orientação de um médico é indispensável.

Já a asma é consequência da inflamação dos brônquios, que provoca o estreitamento da passagem de ar, causando sufocamento. Os sintomas são tosse seca, chiado no peito e falta de ar. Pessoas que sofrem de asma devem sempre ter em mãos a bombinha, para reverter o processo de estreitamento do canal respiratório.

As alergias alimentares normalmente manifestam-se na infância, são na verdade uma resposta imunológica a determinados tipos de alimentos, como ovos, laticínios e amendoim. Nesses casos, o organismo combate o alimento como se este fosse nocivo ao seu bom funcionamento. O único jeito é evitar o consumo.

Outro tipo bastante comum de alergia é a conjuntivite alérgica, que provoca irritação, vermelhidão, coceira e lacrimejamento dos olhos. O tratamento consiste no uso de soluções de limpeza dos olhos e nos casos mais sérios, colírios.

Lembre-se de sempre consultar um médico antes de usar qualquer medicamento.

Para evitar os tipos mais comuns de alergias, mantenha o ambiente sempre arejado e bem iluminado.

Leia também! Assuntos relevantes