Quais os cientístas mais importantes da história?

Quais os cientístas mais importantes da história?

Por

Muitos homens e mulheres dedicaram suas vidas à Ciência e contribuiram para o avanço de várias áreas importantes, revolucionando a história da humanidade.

Entre os homens, que são maioria no campo da ciência, podemos destacar como os mais importantes para a história os nomes de:

Nicolau Copérnico (1473-1543) – Estudou astronomia, matemática e medicina, e afirmou que a Terra gira em torno de seu próprio eixo uma vez por dia e em torno do Sol uma vez por ano.

Galileu Galilei (1564-1642) – Defendeu a teoria do heliocentrismo de Copérnico, observou os planetas, desenvolveu cálculos e aperfeiçoou o telescópio.

Johannes Kepler (1571-1628) - Mostrou que a órbita dos planetas ao redor do Sol é elíptica, se dedicou à matemática euclidiana e desenvolveu as três leis fundamentais dos movimentos planetários, fundando a astronomia moderna.

Isaac Newton (1642-1727) – Desenvolveu teorias sobre a gravitação universal, o cálculo, o conceito de força e a teoria mecânica.

Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794) – Escreveu o "Tratado Elementar da Química", obra fundamental para a química moderna. Desenvolveu a lei da conservação da matéria, que afirma que na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.

Charles Darwin (1809-1882) – Botânico que dedicou sua vida à pesquisa científica. Desenvolveu a teoria da evolução das espécies.

Louis Pasteur (1822-1895) – Descobriu a ação dos microorganismos no corpo humano. Criou métodos para evitar a ação de agentes externos nos alimentos, criou o processo de pasteurização, desenvolveu medidas profiláticas na medicina e atuou na criação de vacinas, como a anti-rábica.

Sigmund Freud (1856-1939) - Desenvolveu um conjunto de teorias e práticas clínicas para compreender os problemas mentais. É considerado o pai da psicanálise e pioneiro no tratamento de várias desordens mentais, como histerias, neuroses e depressões.

Albert Einstein (1879-1955) – Autor da Teoria da Relatividade e responsável por uma revolução na física. Deu início à era da física quântica e da energia nuclear.

Niels Bohr (1885-1962) – Descreveu a estrutura atômica e contrubuiu para o desenvolvimento da física quântica.


Depois de lermos sobre todos estes homens que revolucionaram a ciência, fica a pergunta: onde as mulheres entram nessa história? A ciência sempre foi um campo majoritariamente masculino, mas também existem mulheres que brilharam nessa área.

A revista New Scientist realizou uma pesquisa para saber quem são as mulheres mais importantes para a história da ciência. Veja a lista:

Marie Curie - Pesquisadora da radiatividade.

Rosalind Franklin - Biofísica que ajudou para o conhecimento do DNA.

Hipatia da Alexandria - Filósofa neoplatônica que se destacou em matemática e astronomia.

Jocelyn Bell Burnell - Astrofísica descobridora do primeiro sinal de rádio de um pulsar.

Ada Lovelace - Pioneira em programação informática.

Lise Meitner - Física que descobriu o protactínio.

Dorothy Crowfoot Hodgkin - Química pioneira na aplicação de raios X.

Sophie Germain - Matemática francesa que contribuiu com a teoria dos números.

Leia também! Assuntos relevantes