Quais foram os detetives mais famosos da história?

Você já se perguntou qual é a origem da palavra detetive? Esse termo vem do latim detectare e significa descobrir. Muito utilizado no linguajar policial, detetive é aquele profissional que tem a investigação como seu principal método de trabalho. Ele caça pistas, desvenda mistérios e procura todas as evidências possíveis para conseguir provar uma teoria.

Como toda profissão, a atividade de detetive é regulamentada no Brasil. Aqui no país, a lei que traz essa regulamentação é a n° 13.432/2017 de abril de 2017. No documento, as funções desse profissional são descritas como planejamento e execução de dados, informações e evidências de cunha não criminal, com o objetivo de trazer o esclarecimento sobre algum fato solicitado por um contratante.


História

A história do primeiro detetive do mundo começa em 1850, na belíssima cidade de Chicago, nos Estados Unidos da América (EUA). Ele se chamava Allan Pinkerton na Escócia e, originalmente, trabalhava como dirigente sindical. Após muita perseguição política, nosso detetive resolveu se mudar para Chicago, onde iniciou um pequeno comércio local.

Como as coisas não caminhavam bem financeiramente, Allan Pinkerton decidiu buscar uma nova ocupação, um trabalho que lhe trouxesse mais lucro e menos dor de cabeça. Como os índices de criminalidade na época só aumentavam, o ex-dirigente sindical decidiu abrir uma agência de investigação para auxiliar a polícia local, se tornando, portanto, o primeiro detetive da história.

Sherlock Holmes


Sherlock Holmes

Sherlock Holmes é, sem dúvidas, o mais famoso detetive da ficção. Os livros que contam suas aventuras já venderam milhares de exemplares pelo mundo todo e em diversas línguas. Além disso, seus filmes rendem milhões para as bilheterias dos cinemas sempre que são lançados.

A história de Sherlock Holmes se passa na Inglaterra e envolve outros personagens importantes, como seu fiel escudeiro, o Dr. Watson, que completa o protagonista do romance perfeitamente ao adivinhar seus pensamentos.

Até hoje considerado um dos principais nomes dos romances policiais, as aventuras de Sherlock Holmes foram criadas pelo escritor Arthur Conan Doyle, que retrata o personagem como um solucionador de casos impossíveis, o que acaba tornando o nome de Sherlock praticamente um sinônimo da palavra detetive em todo o mundo.


Hercule Poirot


Hercule Poirot

Outro nome importante da ficção é Hercule Poirot. Criado pela imaginação fértil da famosa escritora Agatha Christie, o personagem foi inspirado em vários refugiados belgas que fugiram da I Guerra Mundial e aparece em vários dos principais livros da escritora.
Sua morte foi anunciada no grande jornal The New York Times em 1975 pois, segundo Agatha, sua morte evitaria que continuassem escrevendo histórias do grande detetive após a morte de sua criadora.


Outros detetives

Outros nomes famosos ficaram marcados na história dos detetives em todo o mundo, como o Inspetor Clouseau, a Miss Marple, Dick Tracy - o durão detetive dos quadrinhos,- os agentes do FBI Fox Mulder e Dana Scully, Adrian Monk e o primeiro detetive da literatura policial moderna, Auguste Dupin – criado pelo escritor Edgar Allan Poe e publicado pela primeira vez na obra Os Assassinos da Rua Morgue, no ano de 1841.

Leia também! Assuntos relevantes