Quais as consequências da Cabanagem?

Quais as consequências da Cabanagem?

Por

A Revolta da Cabanagem aconteceu entre 1835 e 1840, na região do Estado do Pará. A revolta popular foi comandada por pessoas pobres que moravam em cabanas, nas margens dos rios da região.

Durante o Período Regencial, a população pobre vivia uma situação precária. Os cabanos não tinham trabalho e sofriam muito. Essa população vivia uma situação de total abandono por parte do governo central.

Unindo essa situação ao descontentamento de fazendeiros e comerciantes iniciou-se uma revolta contra o governo regencial. O massacre da cabanagem foi sangrento graças aos embates dos protestantes contra as tropas do governo. Cerca de 30 mil pessoas morreram em 5 anos de revolta.

Com o fim da revolta, os cabanos acabaram dominados pelo governo, mas, mesmo assim, continuaram lutando. Em 1840, a maior parte dos cabanos já estava morta ou presa.

A principal consequência da cabanagem foi a derrota dos manifestantes sem alcançarem nenhum dos seus objetivos. Depois da revolta, a cidade de Belém ficou destruída e sua população foi dizimada.

A consequência mais marcante da cabanagem foi uma grande diminuição da taxa habitacional do Pará.

Leia também! Assuntos relevantes