Psicopedagogia

A psicopedagogia é uma área de estudos que analisa os processos da aprendizagem e as possíveis dificuldades que interferem neste processo. O objetivo da psicopedagogia é compreender os caminhos que levam à assimilação do conhecimento e as barreiras da aprendizagem em crianças, adolescentes e adultos.

O profissional que atua nesta área é chamado de psicopedagogo. Ele é responsável por identificar transtornos que comprometem o rendimento dos estudantes. A psicopedagogia envolve conhecimentos da pedagogia, psicanálise, psicologia e antropologia.

Esta área é muito relevante para analisar o comportamento dos estudantes e para promover atividades que possam melhorar o rendimento escolar. O profissional de psicopedagogia trabalha principalmente em escolas, hospitais, consultórios particulares e organizações de apoio à educação.

A psicopedagogia é compreendida como uma área que ajuda a entender a construção do conhecimento. Ela tem como base a psicolinguística, a neurologia e até a fonoaudiologia.