Prudente de Morais

Por

Prudente de Morais foi um político brasileiro que chegou a presidência do país. Ele marcou seu nome na história como o primeiro presidente civil da República.

Prudente de Morais nasceu em Itu, no interior de São Paulo, em 4 de outubro de 1841. Ele foi filho de José Marcelino de Barros e Catarina Maria de Morais.

Na juventude, Prudente de Morais se formou em direito. Ele assumiu diversos cargos políticos durante a sua vida.

Em 1857, Prudente de Morais foi morar em São Paulo. Sua bem sucedida trajetória política o levou à presidência do Brasil no dia 15 de novembro de 1894. Ele permaneceu no cargo até 1898.

Prudente de Morais fez parte do Partido Liberal e do Partido Republicano. Antes de ser presidente, ele ocupou os cargos de vereador e prefeito de Piracicaba, deputado, governador de São Paulo e senador.

Prudente de Morais foi o primeiro presidente eleito pelo voto popular. Ele assumiu um país que vivia diversas crises, lutas partidárias e a desvalorização da moeda nacional.

Prudente de Morais trabalhou para equilibrar as finanças do Brasil. Em 1897, o presidente foi vítima de um atentado, fato que o levou a decretar estado de sítio no país.

Prudente de Morais deixou a presidência no dia 15 de novembro de 1898. Depois do mandato, ele seguiu para Piracicaba, onde acabou contraindo tuberculose.

Em 3 de dezembro de 1902, quando já estava muito doente, Prudente José de Morais Barros morreu vítima de tuberculose.

Leia também! Assuntos relevantes