Protistas

Por

Os protistas são algas unicelulares e protozoários que apresentam célula semelhante às células de animais e plantas.

Esse grupo conta com uma organização interna de membranas fotossintéticas, além de cílios e flagelos que os ajudam na locomoção.

Os protozoários apresentam envoltórios protetores chamados de tecas, e esqueleto intracelular composto de sílica. Os protistas também podem apresentar adaptações de forma e estrutura. Eles podem ser parasitas ou podem possuir vida livre.

O Reino Protistas engloba todos os organismos eucariontes, unicelulares, autótrofos e heterótrofos, como as algas inferiores. Outros exemplos de protistas são: euglenófitas, pirrófitas ( dinoflagelados ) e crisófitas (diatomáceas ).

Os protozoários são protistas heterótrofos, que se apresentam como seres microscópicos, eucariontes e unicelulares. Existem cerca de 20 mil espécies de protozoários, grupo heterogêneo que evoluiu das algas unicelulares.

Essas espécies podem ser encontradas principalmente no fundo dos mares, rios, tanques, aquários, poças, lodo e terra úmida.

As células dos protistas são consideradas pouco especializadas, e realizam, sozinhas, todas as funções vitais do organismo.