Propriedades Gerais da Matéria

Na escola, aprendemos que “matéria é tudo o que tem massa e ocupa lugar no espaço”. Essa é uma definição prática e objetiva, mas, na verdade, a matéria é bem mais complexa do que parece.

Existem diversas propriedades importantes para a classificação da matéria, e elas precisam ser estudadas e compreendidas pelos estudantes. Basicamente, a matéria tem diversas características de composição, entre elas temperatura de fusão, densidade, temperatura de ebulição, massa, inércia, entre outras. Ao todo, são 8 propriedades gerais da matéria, como veremos a seguir!

As propriedades gerais da matéria

Inércia – Diz respeito à capacidade de a matéria conservar seu estado de repouso ou movimento.

Massa – Está relacionada à quantidade de matéria em quilogramas.

Extensão – É relativa ao tamanho do lugar ocupado no espaço.

Impenetrabilidade – O fato de duas matérias não ocuparem o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo.

Compressibilidade – Diz respeito à capacidade de reduzir o volume da matéria.

Elasticidade – Comportamento da matéria ao sofrer compressão e voltar à forma inicial.

Divisibilidade – A matéria pode ser dividida.

Descontinuidade – Toda matéria é descontínua.

Atomo

Além das propriedades gerais da matéria, também é importante citar as Propriedades Específicas da Matéria. Confira!

Propriedades Organolépticas – Incluem características como a cor (colorida ou incolor), o brilho, o sabor e o odor (com ou sem cheiro).

Propriedades Físicas – Essas propriedades específicas incluem ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade, calor específico e dureza.

Por fim, vale também mencionar os Estados Físicos da Matéria, que, como sabemos, são o sólido, o líquido e o gasoso; as Propriedades Químicas da Matéria, que envolvem as possíveis reações químicas e composições dos elementos; e as Propriedades Funcionais da Matéria, que são relacionadas ao agrupamento de substâncias químicas semelhantes (exemplo: ácidos, bases, sais e óxidos).

Como é possível notar, a análise de uma matéria é uma atividade complexa e repleta de detalhes importantes.

Por que estudar as propriedades gerais da matéria?

Ao estudar as propriedades gerais da matéria, os pesquisadores conseguem identificar com precisão os diferentes tipos de matérias e substâncias encontrados no planeta. Além de ampliar o conhecimento humano, essa área de estudo também permite descobertas relevantes para o avanço da ciência, da física e da química.