Propriedades Gerais da Matéria


 Compartilhar no facebook
 Compartilhar no twitter


Propriedades Gerais da Matéria

24/06/2009

A matéria tem 8 propriedades gerais, isto é, 8 características comuns a toda e qualquer porção de matéria: inércia, massa, extensão, impenetrabilidade, compressibilidade, elasticidade, divisibilidade e descontinuidade.

- inércia:
A matéria conserva seu estado de repouso ou de movimento, a menos que uma força aja sobre ela. No jogo de sinuca, por exemplo, a bola só entra em movimento quando impulsionada pelo jogador, e demora algum tempo até parar de novo.

- massa:
É uma propriedade relacionada com a quantidade de matéria e é medida geralmente em quilogramas. A massa é a medida da inércia. Quanto maior a massa de um corpo, maior a sua inércia. Massa e peso são duas coisas diferentes. A massa de um corpo pode ser medida em uma balança. O peso é uma força medida pelos dinamômetros.

- extensão:
Toda matéria ocupa um lugar no espaço. Todo corpo tem extensão. Seu corpo, por exemplo, tem a extensão do espaço que você ocupa.

- impenetrabilidade:
Duas porções de matéria não podem ocupar o mesmo lugar ao mesmo tempo. Comprove a impenetrabilidade da matéria: ponha água em um copo e marque o nível da água com esparadrapo. Em seguida, adicione 3 colheres de sal. Resultado: o nível da água subiu. Isto significa que duas porções de matéria (água e sal), não podem ocupar o mesmo lugar no espaço (interior do copo) ao mesmo tempo.

- compressibilidade:
Quando a matéria está sofrendo a ação de uma força, seu volume diminui. Veja o caso do ar dentro da seringa: ele se comprime.

- elasticidade:
A matéria volta ao volume e à forma iniciais quando cessa a compressão. No exemplo anterior, basta soltar o êmbolo da seringa que o ar volta ao volume e à forma iniciais.

- divisibilidade:
A matéria pode ser dividida em partes cada vez menores. Quebre um pedaço de giz até reduzi-lo a pó. Quantas vezes você dividiu o giz !?

- descontinuidade:
Toda matéria é descontínua, por mais compacta que pareça. Existem espaços entre uma molécula e outra e esses espaços podem ser maiores ou menores tornando a matéria mais ou menos dura.



PROPRIEDADES ESPECÍFICAS DA MATÉRIA

- organolépticas:
a)cor: a matéria pode ser colorida ou incolor. Esta propriedade é percebida pela visão;

b)brilho: a capacidade de uma substância de refletir kluz é a que determina o seu brilho. Percebemos o brilho pela visão;

c)sabor: uma substância pode ser insípida (sem sabor) ou sápida (com sabor). Esta propriedade é percebida pelo paladar;

d)odor: a matéria pode ser inodora (sem cheiro) ou odorífera (com cheiro). Esta propriedade é percebida pelo olfato;


- físicas:
Entre as propriedades físicas encontram-se o ponto de fusão, o ponto de ebulição e o calor específico, mas vamos estudar outras duas propriedades:

a)densidade: é o resultado da divisão entre a quantidade de matéria 'massa) e o seu volume. A densidade absoluta de um corpo é igual a m/v. Se a massa é medida em gramas e o volume em cm cúbicos, a densidade é obtida em gramas por cm cúbicos. Ex: Qual a densidade de um corpo que tenha massa de 200 g e está ocupando um volume de 2000 cm cúbicos ? É de 0.1 g/cm cúbico.

b)dureza: é a resistência que a superfície de um material tem ao risco. Um material é considerado mais duro que o outro quando consegue riscar esse outro deixando um sulco. Para determinar a dureza dos materiais, usamos uma escala de 1 a 10. O valor um corresponde ao mineral menos duro que se conhece, o talco. O valor 10 é a dureza do diamante, o mineral mais duro que se conhece.


Fonte:
http://www.profcupido.hpg.ig.com.br/propriedades_da_materia.htm





Saiba mais

Buscas relacionadas a Propriedades Gerais da Matéria em Física.

[ Pesquisa escolar lida 49596 Vezes - Categoria: Física ]


Leia também! Assuntos relevantes.

Causas do socialismo
O Socialismo é uma teoria política e de organização social que defende a administração e a propriedade pública ou coletiva dos meios de produção e a d...
Lido: 384 Vezes

Borracha
Material elástico e impermeável, a borracha tornou-se indispensável à indústria moderna, presente num sem-fim de produtos com os quais o homem convive...
Lido: 41186 Vezes

Termologia
Termologia:aspectos Macroscópicos e Microscópicos O estudo macroscópicos só se preocupam com aspectos globais do sistema:o volume que oucupa sua temp...
Lido: 11445 Vezes

Substâncias Moléculares
Os arranjos entre moléculas formam substâncias moleculares. Molécula é, portanto, a menor combinação de átomos que mantém a composição da matéria ...
Lido: 12453 Vezes

50 Dicas para fazer a redação de monografia de conclusão
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - DISCIPLINA DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS- PROF. JORGE BARCELLOS (a partir do Manuel de Redação do Jornal Estado d...
Lido: 23447 Vezes

Superávit Primário
É chamado de superávit primário no cenário econômico público a quantidade financeira economizada pelo Estado, desconsiderando os prejuízos com os juro...
Lido: 3718 Vezes

Projeto Genoma Humano
O Projeto Genoma Humano (PGH) começou a ser discutido já na década de 1980, com o objetivo de mapear cada um dos genes que formam o cromossomo humano....
Lido: 1194 Vezes

Estão lendo agora:

O que é a Etnografia
A palavra “etnografia” deriva da união de dois vocábulos gre...
Lido às 27:46:32 - 28/07/2014
Celenterados
Tipo de invertebrados de organização bastante simples, que c...
Lido às 27:46:30 - 28/07/2014
Itamar Franco
Itamar Augusto Cautieiro Franco nasceu em 28 de junho de 193...
Lido às 27:46:30 - 28/07/2014
Lula
As lulas são moluscos pertencentes à Classe Cephalopoda, a m...
Lido às 27:46:29 - 28/07/2014
Norte e Sul: Desigualdades e Exclusão Social
Em meio à globalização econômica e à política neoliberal, a ...
Lido às 27:46:28 - 28/07/2014
Armas Nucleares
INTRODUÇÃO Armas nucleares, dispositivos explosivos, utiliz...
Lido às 27:46:27 - 28/07/2014

Sugestão de Busca Escolar

Sites

Encceja
Enem
SISU
Prouni
Paixão e Amor
Curiosidades
Relacionamento

Fale Conosco
Feed / RSS

Comunidade no Google +
Comunidade no Twitter


Novidades no seu e-mail

Estudantes Online
Sobre o Grupo Escolar

GrupoEscolar.com - Todos direitos reservados

Todo o conteúdo do site é retirado da internet e/ou enviado pelos estudantes.

Caso algum conteúdo infrinja direitos autorais entre em contato que adicionaremos crédito ou retiraremos o mesmo.

As opiniões expressas nos textos são de responsabilidade dos seus autores.

Somos apenas um veículo de comunicação e não compactuamos com nenhuma opinião sobre nenhum tema.