Química

Propriedades das Substâncias

SUBSTÂNCIA IÔNICA:

Possuem elevados ponto de fusão (PF) e ponto de ebulição (PE);

São solúveis em solventes polares;

Conduzem a corrente elétrica quando fundidos (fase líquida) ou em solução aquosa, situações onde existem íons livres na solução;

Sólidos em temperatura ambiente;

Formam cristais quebradiços;

SUBSTÂNCIA COVALENTE:

Possuem pontos de fusão e ponto de ebulição variáveis;

Não conduzem corrente elétrica (exceção: grafita)

Podem ser sólidos (glicose), líquidos (água) ou gasosos (oxigênio) em temperatura ambiente;

Moléculas polares são solveis em solventes polares, moléculas apolares são solúveis em solventes apolares;

SUBSTÂNCIA METÁLICA

Possuem elevados ponto de fusão (PF) e ponto de ebulição (PE) (exceção: mercúrio, césio e frâncio);

Na forma metálica são insolúveis em solventes polares e apolares;

Ótimos condutores de corrente elétrica, mesmo na fase sólida devido a presença dos elétrons livre;

São dúcteis (fios) e maleáveis (lâminas);

Ótimos condutores de calor;

LIGAÇÕES

LIGAÇÃO s : a ligação formada pela interpenetração frontal de orbitais (segundo um mesmo eixo). A ligação s forte é difícil de ser rompida. Pode ser feita com qualquer tipo de orbital atômico;

LIGAÇÃO p : a ligação formada pela aproximação lateral de orbitais (segundo eixos paralelos). A ligação p mais fraca e mais fácil de ser rompida; S ocorre entre orbitais atômicos do tipo “p”;

Obs.: Quando dois tomos estabelecem uma dupla ou tripla ligação, a primeira sempre do tipo s , a Segunda e a terceira ligação, se houver, serão obrigatoriamente do tipo p .

Obs.: Os orbitais atômicos se unem para formar orbitais moleculares;

Obs.: Carbono: (CH4*) = 4 ligações simples: sp3;

(C2H4*) = 01 dupla e 02 simples: sp2; (C2H2*) = 02 duplas ou 01 tripla e 01 simples: sp)

Obs.: Hibridação da amônia (NH3) e da água (H2O):sp3;

LIGAÇÕES INTERMOLECULARES

FORÇAS DE VAN DER WAALS OU FORÇAS DE LONDON OU DIPOLO INDUZIDO – DIPOLO INDUZIDO: Ocorre entre moléculas apolares ou entre átomos de gases nobres, quando por um motivo qualquer ocorre uma assimetria na nuvem eletrônica, gerando um dipolo que induz as demais moléculas ou átomos a também formarem dipolos. São de intensidade fraca. Ex.: H2; N2;
O2; I2; Br2; CO2; BF3; He; Ne; Ar.

FORÇAS DO TIPO DIPOLO PERMANENTE – DIPOLO PERMANENTE:

Ocorrem em moléculas polares, de modo que a extremidade negativa do dipolo de uma molécula se aproxime da extremidade positiva do dipolo de outra molécula. São mais fortes que as forças de London; Ex.: HCl; HBr; HI; H2S; PH3.

PONTES DE HIDROGÊNIO: Forças de natureza elétrica do tipo dipolo permanente – dipolo permanente, porém bem mais intensas. O corre quando a molécula é polar e possui H ligado a elemento muito eletronegativo e de pequeno raio (F, O, N), de modo que o hidrogênio de uma molécula estabelece uma ligação com o átomo muito eletronegativo de outra molécula.
Ex.: H2O; HF; NH3.

Obs.: Na prática as forças intermoleculares podem atuar em conjunto, e a interaço entre as moléculas é calculada pela soma dos diversos tipos de forças intermoleculares atuantes. Por exemplo na água a principal força de interação molecular são as pontes de hidrogênio, embora também haja interações do tipo dipolo permanente. Entre as moléculas com interações do tipo dipolo permanente existem também interações do tipo forças de Van der Waals.