Proporcionalidade

Por

Chamamos de proporção a relação entre grandezas matemáticas. Esse conceito está relacionado a uma fórmula específica e que muitas vezes vai além da simples regra de três.

Algumas grandezas podem ser inversamente proporcionais. Isso significa que enquanto uma grandeza aumenta a outra diminui.

Um exemplo básico e simples seria: Se 3 homens levantam um muro em 10 dias, quantos operários serão necessários para levantar o mesmo muro em 5 dias?

Chamamos essa relação de inversamente proporcional, pois quanto maior for o número de operários, menor será o tempo gasto na obra. Nesse exemplo está fácil saber que precisaremos do dobro de homens para levantar o muro em menos dias.

3 homens----------------------10 dias

6 homens-----------------------5 dias


A proporcionalidade pode ser aplicada a qualquer tipo de grandeza, como o tempo, a velocidade, o comprimento, o preço, a idade e a temperatura. As grandezas podem ser diretamente proporcionais e inversamente proporcionais.

No caso das grandezas diretamente proporcionais, temos que a variação de uma grandeza provoca a variação de outra grandeza.

Exemplo:
Se dois livros custam R$ 8,00, quatro livros custarão R$ 16,00. Ao dobrar o número de livros também dobramos o valor a ser pago.