Projetos educacionais

Os projetos educacionais têm grande força para transformar a realidade da educação em diversos países do mundo. No Brasil, por exemplo, iniciativas inovadoras e criativas têm contribuído para formar estudantes mais engajados e com um repertório cultural mais abrangente de norte a sul do país.

Conheça alguns projetos educacionais desenvolvidos com sucesso em comunidades brasileiras, demonstrando um verdadeiro compromisso com a educação de qualidade:

Alunos Solidários

1 – Na cidade de Irecê, na Bahia, um projeto educacional está ajudando alunos da 4ª série da Escola Municipal Luiz Viana Filho. O programa “Alunos Solidários” tem como objetivo incentivar os estudantes a verificarem a ausência de qualquer aluno por mais de uma semana. Depois disso, eles vão à casa do aluno faltoso, entrevistam a família e tentam identificar o motivo das faltas. Com isso, os alunos conseguem solucionar problemas e combater a evasão escolar.

Projeto de Introdução da Coleta Seletiva e Tratamento do Lixo Doméstico

2 – Diversos projetos educacionais têm trabalhado a questão ambiental com os alunos, incentivando os estudantes a colaborarem com a limpeza das salas, corredores e espaços externos das escolas, e contribuindo com a reciclagem do lixo, a reutilização de materiais em trabalhos artísticos e realizando o plantio de mudas de árvores. Uma iniciativa neste sentido acontece na Escola Estadual Senador Adalberto Sena, em Rio Branco, no Acre. O projeto de Introdução da Coleta Seletiva e Tratamento do Lixo Doméstico, desenvolvido em parceria com a Fundação S.O.S. Amazônia, tem trabalhado a consciência ambiental em sala de aula.

Projeto biblioteca

3 – No Colégio Anchieta, em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, os professores melhoraram a biblioteca para atrair os estudantes para o ambiente. A direção e os professores colocaram plantas, mural de recados e livros abertos na sala, e também convocaram os alunos a escolher o nome e o logotipo da biblioteca. A sala também passou a ser utilizada como palco de palestras, feira de livros, festival de desenhos e cursos.