Projeto Ferro Carajás

Por

O Projeto Ferro Carajás é uma iniciativa da Mineradora Vale. Ele está em fase de implantação na região da Serra dos Carajás, no Pará, norte do Brasil.

O projeto prevê a construção de um complexo minerário na região dos Carajás. A iniciativa deve ocupar toda a subdivisão chamada Serra Sul, onde acontece a exploração do minério de ferro do corpo geológico S11.

De acordo com o Projeto Ferro Carajás, as instalações do complexo minerário ficarão situadas no município de Canaã dos Carajás, sendo que uma parte dele ficará no território da Floresta Nacional de Carajás.

A expectativa da Vale é que as reservas do bloco D de Carajás tenham 4.2 bilhões de toneladas de minério de ferro lavrável. A produção total prevista por ano é de 90 milhões de toneladas.

O minério produzido pelo Projeto Ferro Carajás será levado para o terminal marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís, no Maranhão. Segundo a Vale, o projeto conta com uma infraestrutura para exploração de minérios, uma usina de beneficiamento, uma planta para transporte do minério, uma estação de carregamento de trens e um ramal ferroviário.

Esse projeto existe desde 2005, mas a licença para que ele fosse executado só foi concedida à Vale em julho de 2013, pelo Ibama. O Projeto Ferro Carajás deve entrar em operação no segundo semestre de 2016. O investimento total do projeto é de US$ 19,49 bilhões, aproximadamente R$ 40 bilhões.

O complexo minerário deve gerar 5200 empregos diretos na fase de implantação, e 2600 na fase de operação.

Leia também! Assuntos relevantes