Programa Mais Médicos

Por

O Mais Médicos é um programa de saúde do Governo Federal do Brasil, criado em 2013 com o objetivo de ampliar os atendimentos de assistência básica na rede pública. O programa visa aumentar o número de médicos atendendo regiões com carência de profissionais.

Desde que foi criado, o Mais Médicos já contou com 18.240 médicos trabalhando em 4.058 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas. De acordo com o Ministério da Saúde, o programa já levou assistência médica para mais de 63 milhões de pessoas.

O Mais Médicos foi criado pensando em melhorar o atendimento emergencial de médicos no Brasil. Além disso, o programa também visa aprimorar a infraestrutura e a formação médica no Brasil, garantindo mais vagas para a formação em medicina nas universidades públicas e privadas.

No que diz respeito à expansão da rede de saúde, o governo espera investir cerca de R$ 5 bilhões para construir, reformar e ampliar 26 mil Unidades Básicas de Saúde (UBS). Já no campo da formação médica, a expectativa é criar, até 2017, mais 11,5 mil vagas de graduação em medicina e 12,4 mil vagas de residência médica.

De acordo com o governo, o Mais Médicos se consolidou não apenas como política de provimento da Atenção Básica, mas também como política estruturante da formação médica no Brasil. O governo tem a missão de chegar em 2016 com mais de 16 mil vagas em cursos de medicina. Para 2026, a meta do Brasil é ter uma taxa de 2,7 médicos por mil habitantes, índice igual ao do Reino Unido.

O programa que, inicialmente, causou polêmica por trazer médicos estrangeiros para atender no Brasil, principalmente cubanos, agora se mostra eficiente e atrativo para os profissionais brasileiros. No campo da atenção básica de saúde, em 2015 os médicos brasileiros preencheram 99% das vagas do edital de reposição do Programa Mais Médicos. Foram diversos municípios beneficiados em todas as regiões do Brasil.

Leia também! Assuntos relevantes