Processos e técnicas de contagem

Processos e técnicas de contagem

Por

Todos os números estão relacionados a processos e técnicas de contagem. Na matemática, os números e símbolos são fundamentais, e sempre estiveram associados às evoluções da ciência exata. Antes do surgimento do sistema numérico, o processo de contagem era feito por conjuntos, dentro do chamado conjunto de contagem. Ao longo da história, os homens já utilizaram os dedos, as pedras e vários outros objetos para contar.

De acordo com os pesquisadores e matemáticos, o conceito de número e contagem já existia há cerca de 50.000 anos. A contagem primitiva foi o primeiro passo para a evolução da matemática.

A contagem moderna é um progresso mental, indispensável para nossa vida. Contamos diariamente quando fazemos compras, marcamos os dias do calendário, as horas do relógio e outros tipos de organizações numéricas.

Dentro desse contexto, temos a contagem unitária, a contagem em base decimal, a contagem binária dos computadores, entre outros sistemas. Para colaborar com os processos de contagem, o homem tem a sua disposição ábacos, calculadoras, computadores, softwares, etc.

A matemática sistematizou o processo de contagem, criando vários sistemas eficientes. Com símbolos, regras e números, os homens conseguiram organizar os processos e técnicas de contagem.

De uma maneira geral, a base da contagem está nas operações matemáticas, principalmente na multiplicação dos números. Contar é essencial e, por isso, desde muito cedo as crianças aprendem metodologias de contagem na escola. Esse é o ponto de partida para a construção do conhecimento matemático.

Leia também! Assuntos relevantes