Problemas Urbanos Estruturais e Ambientais

Problemas Urbanos Estruturais e Ambientais

Por

As cidades, principalmente as de grande porte, apresentam diversos problemas urbanos estruturais e ambientais, a maioria decorrente das ações humanas. As áreas urbanas sofrem diversas intervenções e, até mesmo, ataques ao ambiente natural, o que prejudica muito a qualidade de vida da população.

Com a criação de aterros sanitários, ocupações de áreas irregulares, desmatamento, impermeabilização dos solos, poluição do ar e da água e aumento da temperatura, as grandes cidades se tornam um verdadeiro caldeirão, prestes a explodir.

Os centros urbanos crescem sem planejamento, têm cada vez mais atividades industriais e passam por um aumento constante do número de habitantes. No Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro são dois bons exemplos dos problemas e do caos que o crescimento desordenado traz.

Os problemas urbanos provocam muitas mudanças na natureza e, consequentemente, problemas ambientais. No campo da estrutura, falta moradia, transporte de qualidade, mobilidade urbana, saúde e educação. Já na esfera ambiental, temos ilhas de calor, poluição, falta de saneamento básico, produção de resíduos altamente tóxicos, contaminação de recursos hídricos, entre outros.

Esses problemas geram escassez da água, crises hídricas e muitas catástrofes, como o deslizamento de encostas e enchentes, que podem deixar muitas vítimas fatais. No caso da poluição atmosférica, temos ainda a chuva ácida, a ilha de calor, a inversão térmica, etc.

Para o homem, os problemas estruturais e ambientais das cidades trazem doenças respiratórias, intoxicações, irritação nos olhos, alergias, além de um grande desconforto. É preciso controlar as ações que provocam as alterações e impactos negativos nos ambientes urbanos. Medidas urgentes precisam ser adotadas pelos governos para controlar o aumento da frota de veículos, evitar ações de degradação ao meio ambiente e evitar a construção de novos aterros sanitários. Tudo isso deve ser feito pensando na saúde e bem-estar da população.

Leia também! Assuntos relevantes