Problemas Sociais Decorrente da Sonegação Fiscal

Problemas Sociais Decorrente da Sonegação Fiscal

Por

Este projeto de pesquisa propõe-se a estudar alguns problemas sociais decorrente da sonegação fiscal para conscientizar a sociedade e principalmente empresas que usam desta artimanha.

O motivo do interesse do estudo, refere-se basicamente há problemas que o estado sofre com a “sonegação fiscal”, que proporciona negativamente, já que haverá falta de recursos financeiros em áreas primárias da nossa sociedade, ocasionando desta forma, problemas sociais graves. A sonegação no Brasil é um mal, que gera desigualdades sociais e falhas em setores básicos como: saúde, educação e segurança; para citar alguns.

O crime de sonegação fiscal, previsto na Lei 8.137/90, é um dos crimes que afeta o Estado de forma mais drástica, uma vez que o dinheiro que deixou de ser arrecadado seria utilizado na realização de projetos sociais e outras finalidades do Estado.
Carlos Côrtes Vieira Lopes, 02/2007


A sonegação é crime, porque prende as mãos do Estado, já que estas, para desenvolver melhorias em setores como educação não disponibiliza de recursos suficientes. E um país com educação deficitária, gera ainda mais problemas sociais como a falta de pessoas capacitadas para uma vida profissional cada vez mais exigente, e quando um membro da sociedade não sobrevive dignamente por não conseguir um emprego digno, o mundo do crime conhecerá mais um de seus membros. No âmbito da saúde ainda é mais grave, já que esta não espera ou não manda um convite prévio, dizendo que ocorrerá um problema de saúde. E por fim, quando há sonegação fiscal, o Estado é obrigado a aumentar a arrecadação tributária, ou seja, a sociedade é prejudicada mais uma vez.

O diferencial no crime de sonegação fiscal é que as pessoas ao praticarem esse crime, principalmente aquelas que desviam milhões e milhões de reais, é que não estão matando diretamente uma pessoa, estão matando indiretamente várias e tirando o futuro de milhares.
Carlos Côrtes Vieira Lopes, 02/2007


Portanto, estudar a sonegação fiscal e seus problemas decorrentes, é algo mais que importante, já que afeta diretamente a todos da sociedade e indiretamente até mesmo os que sonegam, já que o aumento da carga tributária são para todos.


Texto enviado às 15:27 - 23/08/2010
Autor: Jônatas Nataniel Medeiros Galvão

Licença: Creative Commons License

Leia também! Assuntos relevantes