Princípio de Arquimedes

Princípio de Arquimedes

Por

O princípio de Arquimedes diz que todo corpo mergulhado num fluido sofre a ação de um empuxo vertical. Conta a história que Arquimedes teria formulado esse conceito durante um banho.

Arquimedes, ao notar que todo corpo ficava mais leve quando imerso na água, descobriu que havia uma força verticalmente para cima exercida pelo líquido sobre o corpo. Essa força que o líquido exerce sobre o corpo recebe o nome de empuxo.

Assim, o Princípio de Arquimedes diz que: todo corpo imerso em um fluido sofre ação de uma força (empuxo) verticalmente para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo.

A existência do empuxo se deve à ação de várias forças que agem sobre um corpo mergulhado num líquido. Nesse processo, cada força tem um módulo diferente, e a resultante dessas forças não é nula.



Assista à vídeo-aula:


Para se calcular a intensidade da ação do empuxo é preciso utilizar uma fórmula que estabelece uma relação entre o empuxo e a densidade do líquido no qual o corpo está mergulhado. Veja:

E= md .g (I)

md = µ. Vd (II)

Nessa fórmula temos que: md é a massa do líquido deslocado, Vd é o volume do líquido deslocado (correspondente ao volume da parte do corpo que está mergulhada), e µ é a densidade do líquido.

Assim, para calcular o empuxo, utilizamos a equação:
E= µ . Vd. g

Leia também! Assuntos relevantes