Princípio antrópico

Princípio antrópico

Por

O princípio antrópico é um conceito discutido e estudado pela física e pela cosmologia. O princípio antrópico estabelece teorias válidas sobre o universo, e isso inclui a origem do planeta Terra e a existência humana.

O princípio antrópico indica que o universo está inserido num multiverso, uma região extensa e ilimitada. Esse teórico multiverso contaria com diversos universos similares ao nosso. Ainda segundo o princípio antrópico, o multiverso seria incompatível com a existência de vida. Esse princípio foi criado pelo astrofísico Brandon Carter, da Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

O conceito do princípio antrópico indica que as propriedades do Universo existem para possibilitar a existência da vida humana. Essa teoria sempre foi discutida por cientistas e é apresentada como uma crença de alguns físicos. Essa crença seria uma evidência de que o universo foi criado por Deus especialmente para os seres humanos.

O ajuste do universo é perfeito e conta com quatro forças básicas fundamentais: o eletromagnetismo, a gravidade e as forças nucleares forte e fraca. É preciso que tudo funcione de forma harmônica e em conjunto para que o universo possa existir. Esse equilíbrio perfeito é chamado de "coincidência antrópica".

Leia também! Assuntos relevantes