Principais tipos de gado

Principais tipos de gado

Por

Entende-se por gado todos os tipos de rebanhos que são criados pelo homem para o abastecimento do mercado interno e externo com produtos de origem animal. Os principais tipos de gado com valor econômico são os bovinos, os ovinos, os suínos, os equinos, os bufalinos, os caprinos e os asinos. Essas categorias compreendem bois, vacas, porcos, carneiros, ovelhas, cavalos, búfalos, burros, cabras e bodes.

Os rebanhos bovinos são os mais numerosos do planeta, alcançando cerca de 1 bilhão e 360 milhões de cabeças. Os bovinos correspondem a grande parte da produção de carne e leite que abastecem o mundo, sendo responsáveis por fontes fundamentais de proteínas da alimentação do homem.

Os principais tipos de bois de corte do Brasil são: Nelore, Angus, Brahman e o Brangus. A pecuária brasileira tem um rebanho criado exclusivamente em pastos, fator que torna o processo de produção da arroba de carne mais barata e vantajosa para os pecuaristas.

Os ovinos são criados principalmente para o aproveitamento da lã. No Brasil, os rebanhos de ovelhas e carneiros estão concentrados no Rio Grande do Sul. Já os caprinos são criados para a produção de leite, carne e peles, e têm grande presença na Bahia.

Leia também! Assuntos relevantes