Principais países criadores de gado

Principais países criadores de gado

Por

A carne bovina é um dos produtos mais importantes do mundo, movimentando a economia de vários países. Desde 2010, o preço do quilo da carne bovina vem aumentando em todas as grandes nações produtoras de gado.

Entre os principais países produtores de carne bovina, temos: a Índia, o Brasil, a China, os Estados Unidos, a Alemanha, a Espanha, o Japão, a Nova Zelândia e a Austrália. O país que cobra o maior preço pelo quilo da carne bovina é o Japão, onde a carne da raça Wagyu chega a custar US$25,57/Kg. Já a carne mais barata é a da Nova Zelândia, que custa, em média, US$3,10/Kg.

No Brasil, o rebanho bovino vem crescendo ano após ano, e o país já tem o segundo maior rebanho de gado bovino do mundo, perdendo apenas para a Índia. A maior parte do rebanho brasileiro está concentrada na região Centro-Oeste, que conta com 34,4% do efetivo nacional.

O estado do Mato Grosso é o que tem a maior criação de animais. Apenas na cidade de Corumbá, o rebanho chega à marca de 1,973 milhão de cabeças.

Segundo dados do IBGE, o Brasil abate anualmente cerca de 28,063 milhões de cabeças de gado e são produzidas aproximadamente 6,661 milhões de toneladas de carne bovina. O produto é comercializado no mercado interno e também externamente.

A carne produzida e exportada pelo Brasil segue principalmente para os mercados da Rússia, de Hong Kong e do Irã. Atualmente, os maiores consumidores de carne bovina no mundo são: Estados Unidos, União Europeia e Brasil.

Leia também! Assuntos relevantes