Pragmática

Por

A pragmática é uma área estudada pela linguística. O conceito está relacionado à análise da linguagem no contexto da comunicação, ou seja, avalia o significado das palavras e dos recursos da língua.

A pragmática engloba o estudo da linguagem comum e do uso concreto da linguagem. Esse campo é responsável pelos significados linguísticos dentro de um discursivo específico.

O estudo da pragmática começou a ser realizado em 1977. Essa área de estudo, avalia primeiro o uso da linguagem e, posteriormente, como a sociedade se comunica.

A Pragmática está relacionada a todas as considerações extragramaticais que podem fazer parte de um discurso. Segundo a Pragmática, o contexto da comunicação passa pela compreensão do enunciado emitido e do contexto.

O entendimento das mensagens depende do domínio da linguagem. Sendo assim, a Pragmática pode ser classificada como uma área sociolinguística e de análise da conversação, em que se estudam as complexidades de um idioma e a capacidade de comunicação linguística.

A Pragmática trabalha basicamente com enunciados, que podem ser construídos durante a comunicação. O estudo está baseado nos processos de inferência que nos ajudam a entender um enunciado.

O conceito mais apropriado para a pragmática diz que esta área corresponde ao estudo de todos os fatores contextuais que podem ser determinantes nos usos linguísticos nas situações de comunicação.

Leia também! Assuntos relevantes