Poluição dos Rios

Poluição dos Rios

Como fruto da atuação do homem sobre o meio ambiente, surge o problema da poluição dos rios. As fontes de poluição da água dos rios resultam entre outros fatores, dos esgotos domésticos, despejos industriais, escoamento da chuva das áreas urbanas e das águas de retorno de irrigação. O grande crescimento populacional e o desenvolvimento industrial, além do uso, cada vez maior, de fertilizantes químicos e inseticidas nas lavouras tem causado sérios danos aos rios e a vida.

As grandes concentrações de nitrogênio e fósforo, usados nos adubos e fertilizantes, constituem um tipo muito comum de poluição da água. As enxurradas transportam para os rios os fosfatos e nitratos. Estes nutrem as plantas aquáticas, as quais, multiplicando-se (especialmente algas), absorvem o oxigênio da água. A falta de oxigênio provoca a morte de muitas plantas e animais que, ao se decomporem aumentam a poluição.


No Brasil vários rios estão poluídos:
O Rio Tietê que passa por várias cidades do Estado de São Paulo recebendo seus esgotos atravessa a cidade de São Paulo como um esgoto a céu aberto.

Rio Pardo e Mogi, recebem poluentes industriais das usinas e açúcar e álcool.

Rio São Francisco, poluído, provavelmente, por receber metais pesados vindo de fábricas próximas e Agrotóxicos.


Fonte:
http://poluicao-quimica.zip.net/

Leia também! Assuntos relevantes