Poluição dos Oceanos

Poluição dos Oceanos

Por

A poluição dos oceanos é um motivo de muita preocupação para a humanidade. Nas últimas três décadas, o processo de poluição das águas marinhas se intensificou, chegando ao ponto em que os oceanos não conseguem mais se regenerar naturalmente.

A poluição dos oceanos é causada principalmente por dejetos industriais, esgotos domésticos e despejo de lixo por banhistas e navegantes. O processo de poluição já começa nas áreas costeiras e nos rios que deságuam nos mares.

Os oceanos são constantemente poluídos por esgotos, produtos químicos, resíduos tóxicos e por vazamentos de petróleo. Essas formas de poluição trazem muitos prejuízos aos animais aquáticos.

Os principais materiais atirados ao mar são pneus, garrafas de refrigerante, latinhas, plásticos, embalagens de alimentos, entre outros. A poluição oceânica torna as praias impróprias para banho e para a pesca.

A contaminação por coliformes fecais e outras bactérias nocivas podem prejudicar muito a saúde humana. Além disso, a poluição pode levar a fauna marinha à morte.

As famílias que vivem da pesca estão entre os mais prejudicados pelos agentes poluídores do oceano, pois perdem sua fonte de renda e de alimentação.

Os principais resíduos químicos que poluem os oceanos são o cloro, o mercúrio, o cromo e o chumbo. Segundo um estudo da Universidade da Califórnia, 41% de toda área marinha já sofreu impactos por conta da poluição.

Leia também! Assuntos relevantes