Poluição da China

Poluição da China

Por

A poluição na China já alcançou níveis mundialmente preocupantes. Recentemente, a NASA publicou um artigo que mostrava uma imagem da névoa de poluição que cobre o norte da China e que pode ser vista a milhares de quilômetros no espaço.

Nos últimos cinco anos, a cidade de Linfen, na província chinesa de Shanxi, foi considerada a mais poluída do mundo. E toda essa poluição, que hoje coloca em risco a saúde dos chineses, é fruto do rápido desenvolvimento econômico do país e da expansão da classe média.

A China já ocupa a posição de maior emissor de gases estufa do planeta. O país tem 70% de seus rios contaminados, as temperaturas estão em constante elevação e os recursos naturais estão se tornando escassos.

Ambientalistas acreditam que, caso o problema das emissões de gases do efeito estufa não seja controlado hoje, nada será capaz de conter os índices de poluição. O governo da China promete trabalhar para mudar essa realidade, focando o uso eficiente dos recursos naturais e projetos de desenvolvimento sustentável.

E a poluição na China não afeta somento o país. Estudos já mostram que o aumento da produção industrial na China provoca poluição em outras partes do mundo, principalmente nas cidades do oeste dos Estados Unidos. Cerca de 20% dos poluentes norte-americanos são provenientes da China.

Leia também! Assuntos relevantes