Política Asiática

Política Asiática

Por

A Ásia é o maior continente do mundo e tem um dos cenários políticos mais diversificados. O continente faz parte do chamado Velho Mundo, região formada por Ásia e Europa, a Eurásia.

A Ásia é politicamente dividida nos seguintes países: Afeganistão, Arábia Saudita, Armênia, Azerbaijão, Bangladesh, Brunei, Butão, Camboja, Cazaquistão, China, Cingapura, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Geórgia, Iêmen, Índia, Irã, Iraque, Israel, Japão, Jordânia, Kuweit, Laos, Líbano, Mongólia, Myanma, Nepal, Omã, Papua-Nova Guiné, Paquistão, Palestina, Qatar, Quirguistão, Rússia, Síria, Sri Lanka, Tadjiquistão, Tailândia, Taiwan, Turcomenistão, Turquia, Uzbequistão e Vietnã.

Os regimes políticos adotados pelos países da Ásia são: monarquia absoluta, sultanato, monarquia constitucional, república islâmica, emirados, estado unitário, territórios autônomos e federação de repúblicas. A região da Ásia é muito importante para o mundo, pois tem fortes economias e moedas, além de passar por um crescimento avançado de exportações.

As economias do leste asiático, que englobam China, Hong Kong, Coreia do Sul e Taiwan, são as que apresentam as melhores taxas de crescimento. O Japão também tem uma boa projeção de crescimento, que deve atingir cerca de 1,0% em 2015.

A Ásia desempenha um papel importante no mundo na atualidade. O continente tem aproximadamente 60% da população e 26% da economia do planeta. Confira alguns sistemas políticos do continente:

A China, um país de destaque na região, é comandada pelo PCC – Partido Comunista Chinês;

O Japão, a terceira economia mundial, tem um cenário político democrático;

A Índia, país emergente, também tem um governo democrático;

A Coreia do Sul, um dos Tigres Asiáticos, é uma república presidencialista;

Mianmar está em processo para se tornar uma democracia.

Leia também! Assuntos relevantes