Polissemia, polissemia lexical

A palavra polissemia vem do grego poli, que significa numeroso. A partir da origem deste termo já é possível perceber que ele tem relação com vários significados para uma mesma palavra, ou seja, a polissemia é a nomenclatura utilizada para designar uma palavra que apresenta vários sentidos.

Contudo, existe uma regra que deve ser levada em consideração na hora de determinar se uma palavra é polissêmica ou não: para que ela seja considerada com múltiplos sentidos, ela precisa estar dentro de um contexto, e ser analisada desta forma.

A maior parte das palavras do nosso idioma é polissêmica, com diversas acepções. Este é um recurso interessante da língua portuguesa, pois permite que utilizemos a mesma palavra em várias situações e com significados distintos, garantindo diversas interpretações.

O conceito de polissemia é estudado na área da linguística. Vamos ver alguns exemplos? Confira:

A palavra letra é considerada polissêmica. Veja os diferentes sentidos que ela pode assumir, dependendo do contexto:

1. A letra U é uma vogal.

2. A letra dessa música é a mais linda que já ouvi.

3. Sua letra é muito bonita. Você treinava no caderno de caligrafia?

Nestes exemplos, a palavra Letra aparece como referência ao sinal gráfico do alfabeto, ao texto de uma música e à letra escrita (caligrafia) de uma pessoa. São três sentidos para uma mesma palavra, o que configura uma polissemia.

Em resumo, a polissemia caracteriza palavras com múltiplos significados. Confira mais exemplos:


Exemplo 1:
1. Adoro meu barco à vela.

2. A mamãe vela o sono do bebê.

3. Acenda a vela. Estamos sem energia elétrica!

Exemplo 2:
1. Lave a mão.

2. Você tem uma mão ótima para a cozinha.

3. Está na hora de colocar a mão na massa.

4. Passaram a mão no meu celular hoje.

5. Não abro mão dos meus direitos.


Com estes exemplos, fica mais simples compreender que a polissemia tem relação direta com a multiplicidade de sentidos. Cada uso de uma mesma palavra pode gerar diversas interpretações diferentes, tornando a língua dinâmica e rica.

Neste contexto, as palavras polissêmicas precisam que o leitor leve em conta a situação da aplicabilidade de cada termo, com seu respectivo significado.

Leia também! Assuntos relevantes