Polímeros

Material orgânico ou inorgânico, natural ou sintético, de alto peso molecular, cuja estrutura molecular consiste na repetiçâo de pequenas unidades, chamadas meros. (Sua composiçâo é baseada em um conjunto de cadeias poliméricas; cada cadeia polimérica é uma macromolécula constituída por união de moléculas simples ligadas por covalência.)

Devido ao seu tamanho avantajado, a molécula de um polímero é chamada macromolécula. A reação que produz o polímero é denominada reação de polimerização. A molécula inicial (monômero) vai, sucessivamente, se unindo a outras, dando o dímero, trímero, tetrâmero, . . . até chegar ao polímero.

Aparentemente, o processo poderia prosseguir, sem parar, até produzir uma molécula de tamanho "infinito"; no entanto, fatores práticos limitam a continuaçâo da reação.

Polímeros acrílicos:

Polímeros sintetizados a partir do(s) monômero(s) ácido acrílico ou ácido metacrílico, ou de seus derivados. [O principal polímero deste grupo é o poli (metacrilato de metila), obtido a partir do metacrilato de metila e denominado simplesmente acrílico.]



Polímeros celulares:

Diz-se a respeito de certos materiais plásticos que possuem uma estrutura celular.


Polímeros diênicos:

Polímeros sinterizados a partir de dienos, que sâo monômeros com duas duplas ligações carbono-carbono conjugadas, e que formam as borrachas sintéticas polibutadieno, polüsopreno e policloropreno.


Polímeros fluoretados:

Polímeros que contêm flúor em sua composição química. [O poli(tetrafluoretileno), conhecido comercialmente como Teflon, é o principal polímero desta família.]

Muitos polímeros possuem uma estrutura que se repete regularmente ao longo da cadeia. A estrutura de repetição é dita estrutura constitutiva ou estrutura monomérica. Um polímero regular contém um único tipo de estrutura em um arranjo seqüencial único. Quando um polímero contém estruturas diferentes, repartidas ao acaso ou segundo leis determinadas, é chamado copolímero.

Leia também! Assuntos relevantes