Poetas da Região Sudeste

Poetas da Região Sudeste

Por

A região sudeste do Brasil tem vários poetas consagrados, que são até hoje referência em qualidade e estilo literário. Aqui, vamos apresentar os nomes de alguns escritores famosos da região sudeste, com destaque para os nascidos nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

O primeiro grande poeta da região sudeste foi Carlos Drummond de Andrade, nascido em Itabira, Minas Gerais. Entre os trabalhos do autor, destaca-se a obra “Alguma Poesia”.

A literatura mineira foi muito importante para a primeira geração literária brasileira, no século XVIII. Os poetas da região tinham ideais bucólicos. Os principais autores do sudeste foram: Tomás Antônio Gonzaga, Alvarenga Peixoto, Cláudio Manoel da Costa, Bernardo Guimarães, Alphonsus de Guimaraens, João Guimarães Rosa, entre tantos outros.

Outro nome de destaque na poesia do sudeste brasileiro é Oswald de Andrade (1890-1954). O poeta fazia parte de uma família rica da cidade de São Paulo. Oswald lançou o 'Manifesto Antropofágico”.

Podemos citar também o poeta Mário de Andrade (1893-1945), um dos precursores do Modernismo. Mario também era de uma rica família de São Paulo. O autor escreveu a obra “Amar, verbo intransitivo”.

Entre as mulheres, podemos citar Cecília Meireles (1901-1964) como uma poetisa da região sudeste. Cecília nasceu no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro. Em 1922, ela lançou os livros “Nunca mais ...", "Poema dos Poemas” e “Baladas para El-Rei”.

Leia também! Assuntos relevantes