Plantas e árvores da região sudeste

Plantas e árvores da região sudeste

Por

O sudeste do Brasil tem uma grande diversidade de espécies da flora. As principais árvores e plantas da região estão concentradas em áreas de Mata Atlântica.

As plantas e árvores nativas são muito importantes para manter as características naturais de uma região e também para preservar o meio ambiente, atuando no equilíbrio do clima e na sobrevivência de espécies animais.

As árvores e plantas nativas ajudam a controlar os ventos, deixam as temperaturas mais agradáveis e evitam problemas ecológicos e desequilíbrios ambientais. A vegetação da região sudeste do Brasil conta com espécies herbáceas, arbustivas, arbóreas, frutíferas e ornamentais.

Entre as árvores nativas da Mata Atlântica brasileira, existentes apenas na região sudeste, podemos destacar as maiores árvores do Brasil, como o Jatobá, a Sapucaia e a Angelin. Outras plantas típicas da Mata Atlântica são a Figueira, o Pau-jacaré, o Guapuruvu, o Manacá-da-serra, a Quaresmeira, as Orquídeas, as Bromélias, as Palmeiras, as Samambaias e os Ipês.

Outras espécies muito encontradas no sudeste brasileiro, principalmente na região da Serra da Mantiqueira, são as Araucárias, os Jacarandás, os Cedros e as Candeias. A flora da região sudeste é muito rica e, por isso, precisa ser preservada.

Leia também! Assuntos relevantes