Plano Cartesiano

Por

Na matemática estudamos o Plano Cartesiano, conceito criado pelo matemático René Descartes. Essa matéria da área de exatas está relacionada à geometria e à álgebra. Assim, Descartes pensou numa forma de representar as expressões algébricas graficamente.

No plano cartesiano, podemos representar a localização dos pontos, um segmento de reta ou um triângulo.

No plano cartesiano temos duas retas perpendiculares e orientadas, sendo uma na horizontal e outra na vertical. O eixo x é o eixo das abscissas, e está na reta horizontal. Na vertical temos o eixo y, ou eixo das ordenadas.

No plano cartesiano, a orientação positiva das retas é representa por uma seta. A representação gráfica dos eixos formam quatro quadrantes.

Vamos ver agora outros conceitos do Plano Cartesiano:

Origem: encontro dos eixos

Par Ordenado: x e y, são os eixos do plano cartesiano

O sistema de coordenadas cartesianas é empregado na construção de gráficos, na cartografia, na localização geográfica, e no espaço aéreo, terrestre e marítimo.

O plano cartesiano é um dos principais recursos da geometria. Ele é determinado por duas retas reais perpendiculares.

No plano cartesiano, todo ponto está associado a um par ordenado. Os elementos do par ordenado constituem as coordenadas.

Vale lembrar que os pontos sobre o eixo horizontal têm ordenada nula, e os pontos sobre o eixo vertical apresentam abscissa nula.

Leia também! Assuntos relevantes