Personalidades Negras

Por

Apesar de todas as desigualdades que marcaram a história dos negros, hoje eles estão conseguindo reverter o quadro do preconceito e estão se destacando em vários setores da sociedade. Atualmente, existem negros ocupando cargos de grande relevância mundial, o que mostra que aos poucos as oportunidades estão se igualando para brancos e negros.

Vamos conhecer agora algumas personalidades negras do mundo contemporâneo, e vamos entender porque essas pessoas são tão importantes para fortalecer a luta dos negros por seu espaço dentro da sociedade.

1 - Joaquim Barbosa – O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) é um homem batalhador. Joaquim Barbosa nasceu na cidade mineira de Paracatu, e foi arrimo de família. Aos 16 anos, ele foi para Brasília, terminou o segundo grau e obteve seu bacharelado em Direito na Universidade de Brasília. Em seguida, Barbosa alcançou o mestrado e se tornou um homem muito bem sucedido dentro do Direito. Hoje, ele é um orgulho para todo o Brasil, e é inclusive cotado para ser concorrer à presidência do país.

2 - Barack Hussein Obama Jr. – O primeiro negro a se tornar presidente da maior potência do mundo, os Estados Unidos, é filho de um queniano com uma norte-americana. Obama estudou Ciências Políticas na Universidade Colúmbia, e se formou em Direito pela Universidade de Harvard.

3 - Michelle Obama – A primeira-dama dos Estados Unidos tem desempenhado um papel importante nos bastidores do governo de Barack Obama. Michelle é considerada uma mulher articulada e brilhantemente inteligente. A primeira-dama teve uma infância pobre em Chicago, mas conseguiu estudar nas duas principais universidades dos Estados Unidos: Princeton e Harvard.

4 – Nelson Mandela – O ex-presidente da África do Sul enfrentou o desafio de unir um país marcado pela segregação racial. Mandela é um homem brilhante e inspirador. Ele apresenta uma genialidade política e foi um líder carismático e flexível.

Leia também! Assuntos relevantes