Período Pombalino

O chamado período Pombalino da história do Brasil remete ao marquês de Pombal, que ocupou o cargo de primeiro-ministro do país.

Esse período teve início quando, em 1750, o rei de Portugal, D. José, escolheu Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal, para participar do reino de Portugal.

O período Pombalino ficou marcado por um conjunto de reformas realizadas tanto na metrópole como nas colônias portuguesas. Sua posse como secretário de Estado do Reino de Portugal ocorreu em meio à crise do Antigo Regime e à difusão do Iluminismo.

Ao tomar posse no cargo de primeiro-ministro, Pombal assumiu a colônia brasileira, bem como todas as outras colônias de Portugal. Foram quase 30 anos à frente da Secretaria de Estado do Reino, período que definiu o destino do Brasil.

As reformas de Pombal no Brasil visaram a racionalizar o processo de produção e o envio de riquezas para a metrópole. Essas medidas mantiveram o monopólio comercial entre Portugal e Brasil.

Pombal também intensificou a fiscalização sobre a exploração do ouro em Minas Gerais. Foi ele também que reestruturou a cobrança de impostos sobre a produção aurífera, instituindo os chamados o “quinto” e a “derrama”.

Juliana Miranda do GrupoEscolar.com