Período Paleolítico

O Período Paleolítico, também conhecido como idade da pedra lascada, se refere ao primeiro recorte da pré-história, o qual aconteceu há cerca de 2,5 milhões de anos antes de Cristo. O nome associado "pedra lascada" é uma referência à forma como os homens daquela época conseguiam seus alimentos. Como não existiam recursos e eles ainda não haviam desenvolvido ferramentas apropriadas para caça, eles utilizavam pedaços de pedra que encontravam pelo caminho, selecionando sempre as mais pontudas, que em seguida, eram "afiadas" no próprio solo, até que ficassem com uma ponta ideal para perfurar os animais. Além da pedra, os homens do Período Paleolítico também utilizavam pedaços de madeira e ossos dos próprios animais que matavam como armas de caça.

Instrumentos e armas de caça do Período Paleolítico
Armas de caça do Período Paleolítico

Durante o período Paleolítico, os homens eram caçadores nômades, conhecidos como coletores. Isso porque eles viviam se deslocando entre as terras que habitavam para conseguir alimento para sobreviver. Dessa forma, tudo o que encontravam pelo caminho (pedras, madeira e ossos) se transformava em armas de caça.

O Período Paleolítico foi composto por diversas mudanças e aperfeiçoamentos, por isso, os historiadores dividiram-no em três partes, de modo a facilitar o estudo mais aprofundado sobre essa época. Portanto, o Período Paleolítico é dividido em: Paleolítico Inferior, Paleolítico Médio e Paleolítico Superior.

O primeiro deles, Paleolítico Inferior, se refere ao surgimento dos primeiros hominídeos no continente africano. Dentre as espécies estavam, Autralopithecus, Homo habilis e Homo erectus, que ainda não possuíam tantas habilidades e utilizavam basicamente apenas um machado de pedra para conseguir cortar os seus alimentos.

Nesse tempo, a temperatura da Terra era extremamente baixa, por isso, os homens que viviam nessa época precisavam ficar a maior parte do tempo dentro das cavernas, de modo a se protegerem do frio. Apesar disso, é nessa primeira parte do Período Paleolítico que os homens dominaram o fogo, utilizando-o como meio para preparar alimentos e se aquecer do frio.

Abrigo na caverna

Mesmo com pouca capacidade de raciocínio, os homens do Paleolítico Inferior já viviam em uma espécie de sociedade, pois já andavam em grupos nômades, denominadas famílias primitivas.

A segunda fase é o Paleolítico Médio, no qual se deu o surgimento do homem de neanderthal, que em pouco tempo, começaram a explorar novos territórios, ocupando parte da Europa. Além disso, outro marco foi o aperfeiçoamento das técnicas de talhe, que ficaram conhecidas como indústria musteriense.

Ainda durante o Paleolítico Médio, os homens começaram a se preocupar com os restos mortais de seus conhecidos, reservando um lugar para enterrá-los. Junto com o corpo, depositavam também as ferramentas, cerâmicas, colares e tudo o mais que os pertenciam. Dessa forma, começa a surgir uma pequena ideia de religião.

Leia também:
Paleontologia

A terceira fase, Paleolítico Superior, se refere ao desenvolvimento do homem de Cro-Magnon. Um marco desse período foi a quarta glaciação, que praticamente obrigou os homens daquela época a se refugiarem ainda mais para as cavernas. Diante disso, como fazia muito frio fora das cavernas, até as caças eram prejudicadas. Por isso, eles começaram a caçar alimentos maiores, de modo que a carne durasse mais tempo, diminuindo a necessidade de sair com frequência de dentro das cavernas.

Breve resumo do Período Paleolítico

Para conseguir caçar os animais maiores, os homens da época desenvolveram armadilhas que capturavam os animais, ficando mais fácil de os matar e cozinhá-los depois.

Leia também! Assuntos relevantes