Período Interglacial

Período Interglacial

Por

O período interglacial é uma fase do planeta Terra em que as temperaturas médias são mais quentes do que no período glacial. Sempre no final de um período interglacial existe a possibilidade de algumas regiões do globo desaparecerem em função da formação de gelo e da queda das temperaturas.

Um período interglacial bastante conhecido é o período interglacial Eemiano, que deixou uma camada de gelo na Groenlândia, a 2537.36 metros de profundidade. O período Eemiano aconteceu entre 130.000 e 115.000 anos atrás, sendo o último período interglacial do planeta.

No período interglacial Eemiano o clima do planeta era mais quente do que o da atualidade e o nível do mar era 5 metros mais alto. De acordo com pesquisadores, as placas de gelo do período Eemiano podem ensinar mais sobre períodos quentes da Terra e promover um melhor entendimento sobre as questões relativas ao aquecimento global.

Os períodos interglaciais são conhecidos como períodos de retração, ou seja, de aquecimento do planeta. Segundo cientistas, a Terra vive nesse momento um novo período interglacial de aquecimento.

Leia também! Assuntos relevantes