Pedagogia Waldorf

A Pedagogia Waldorf é uma forma revolucionária de ensinar e educar. Existem diversos colégios particulares no Brasil e no mundo que adotam esse tipo de pedagogia.

Essa corrente pedagógica foi criada pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner. O objetivo desse processo de ensinamento é mostrar à criança que o ponto de partida do conhecimento e do desenvolvimento intelectual está baseado na percepção do ser humano e do mundo e nas potencialidades individuais.

Para a Pedagogia Waldorf, o ser humano é um ente físico, anímico e espiritual. Essa pedagogia está baseada na diversidade cultural, nos princípios éticos humanos, na valorização da integração social e na responsabilidade individual sobre os processos de aprendizagem.

Para a Pedagogia Waldorf é possível buscar a excelência intelectual a partir da imaginação, da criatividade, das habilidades para resolver problemas e do cultivo da memória. Nas escolas que adotam essa metodologia de ensino, a arte é utilizada para exercitar as capacidades.

O currículo escolar é adequado para cada faixa etária e tem relação com aspectos físicos, emocionais e cognitivos. Os professores da pedagogia Waldorf estão em constante processo de autoeducação e formação acadêmica. Para dar aulas conforme esse currículo, é preciso uma formação específica em Pedagogia Waldorf.

Segundo esse tipo de ensino, os conteúdos e as atividades escolares devem ir ao encontro das necessidades individuais de desenvolvimento de cada aluno. O conceito também valoriza uma infância saudável e a ausência de procedimentos para a alfabetização precoce.

Nessa pedagogia, os primeiros oito anos escolares do Ensino Fundamental têm aulas de trabalhos manuais, artes, música, jardinagem, cuidados com os animais, entre outras áreas. O ensino de línguas estrangeiras, principalmente o inglês e o alemão, está presente desde o primeiro ano de educação das crianças.